29.5.13

Voluntários recolhem uma tonelada de lixo na inauguração do Mané Garrincha

O lixo produzido pelos mais de 20 mil torcedores que participaram da inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi recolhido, separado e vendido por cooperativas, ação que será repetida em grandes eventos para diminuir impactos ambientais e gerar lucro para os catadores do DF. A iniciativa faz parte do projeto Agente de Mobilização Social para Grandes Eventos, e recolheu mais de uma tonelada de resíduos sólidos, 90% deles reaproveitados e vendidos pelas cooperativas.


Ao todo, 63 duplas, vestidas com camisetas verdes e amarelas, foram responsáveis por sensibilizar os espectadores do primeiro jogo teste, com orientações e esclarecimentos sobre a importância do processo de coleta e destinação dos resíduos ali produzidos. Essas pessoas que atuaram dentro do Estádio Nacional na inauguração também estarão presentes na abertura das Copas das Confederações e nas atividades que acontecerão no Centro de Convenções durante o período da Copa.


O projeto formará 150 duplas de catadores/alunos e totalizará 300 participantes. A expectativa é difundir entre os frequentadores do estádio e de outros grandes eventos que acontecerão no DF informações sobre a importância social e ambiental da Coleta Seletiva Solidária, além de auxiliar na promoção da inclusão social e produtiva dos cooperados.

Oportunidade
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, o projeto treinou catadores de materiais recicláveis de diversas cooperativas do DF, alunos da rede pública de ensino profissionalizante e da Educação de Jovens e Adultos para atuarem como agentes de orientação ambiental. As atividades contam, ainda, com a parceria da Casa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Secretaria de Educação.

Fonte: Agência Brasília / Correio Braziliense

7.5.13

Estudantes vão ensinar público a descartar lixo corretamente no estádio

Os 180 jovens da rede pública selecionados receberão R$ 120 por partida no projeto intitulado Agente de Educação Ambiental

Alunos da rede pública, em parceria com catadores de materiais recicláveis, promovem projeto de conscientização ambiental durante os jogos no Estádio Nacional Mané Garrincha. As inscrições podem ser feitas somente nesta terça-feira (7/5) no site da Secretaria de Educação do Distrito federal. Serão escolhidos 180 alunos. 

Assim como os catadores, os estudantes selecionados receberão R$ 120 por partida, para ensinar o público a descartar o lixo da forma correta. O projeto Agente de Educação Ambiental pretende valorizar o trabalho das cooperativas dos catadores, além de promover a sustentabilidade. 

Podem se inscrever jovens entre 18 a 29 anos matriculados no 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos, ensino médio, dos Centros de Educação Profissionais (CEPs) e do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama. 

A capacitação dos selecionados ocorre neste sábado (11/5), das 7h30 às 17h30. Os estudantes também receberão café da manhã, almoço, lanche e vale-transporte, uniforme e certificado de participação no projeto. 

Fonte: Correio Braziliense 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...